Agora é Lei: Parque Natural Municipal Lagoa Verde em Alto Joeba, Anchieta

Imprimir este Post

Os moradores de Anchieta têm mais uma conquista ambiental para comemorar. Foi aprovada a Lei Municipal, que institui o Parque Natural Municipal Lagoa Verde, em Alto Joeba. A Lei foi aprovada por unanimidade dos vereadores na sessão do último dia 07. O Prefeito Marcus Assad acompanhou de perto a votação na Câmara.

O Parque Natural Municipal Lagoa Verde compreende uma área de 176 hectares e fica localizado na comunidade de Alto Joeba em Anchieta.

O projeto foi proposto pela Prefeitura de Anchieta, através da Gerência Operacional de Recursos Hídricos e Naturais, da Secretaria de Meio Ambiente e virou Lei após a aprovação pela Câmara.

O nome do Parque foi escolhido pela própria comunidade. Haverá uma solenidade de inauguração do Parque prevista para o mês de agosto, durante uma Caminhada de Conscientização Ambiental.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a criação da Unidade de Conservação (UC), é de extrema relevância para a comunidade e para o município, uma vez que a localidade é área de concentração de várias nascentes do Rio Joeba, afluente da Bacia do Benevente, possuindo um grande potencial de produção de água.

O parque surgiu após demanda dos próprios moradores do local, ao observar a necessidade de preservação, sensibilizando a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realização de estudos para implantar uma Unidade de Conservação no local.

Importância das Unidades de Conservação
As Unidades de Conservação são áreas protegidas dedicadas à proteção e manutenção da diversidade biológica e de seus recursos naturais e culturais associados e manejada através de instrumentos legais ou outros meios efetivos.

As Unidades de Conservação também buscam pela compatibilização da proteção da flora, fauna, populações tradicionais, monumentos naturais, recursos hídricos, manejo adequado dos recursos naturais, manutenção do equilíbrio climático, preservação dos recursos genéticos, com o turismo ecológico e a realização de pesquisas de cunho científico.

Por Ascom Anchieta

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*