Camerata Sesi apresenta ‘As Quatro Estações’ na abertura do Festival de Inverno

Imprimir este Post

A Orquestra Camerata Sesi fará nesta sexta-feira, dia 17 de julho, a abertura oficial do XXII Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, com execução de uma das peças de música clássica mais consagradas de todos os tempos: “As Quatro Estações”, de Vivaldi. A apresentação será realizada às 21h, no palco principal, e contará com a participação da violinista Gabriela Queiroz como solista. O concerto é gratuito, e abre em grande estilo mais uma edição do tradicional festival realizado na região de montanhas capixabas.

“’Le quattro stagioni’”, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell’armonia e dell’inventione. As Quatro Estações consistem na obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca”, explica o maestro regente da Orquestra Camerata Sesi, Leonardo David.

“Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito”, completa Leonardo David.

Gabriela Queiroz (violino)
A solista convidada para a noite de sexta-feira iniciou seus estudos de violino aos quatro anos, em João Pessoa(PB), sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA). Em 2014, obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor André Cardoso.

camerata

Foi vencedora de diversos concursos no Brasil, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil” (Piracicaba/SP, 2001), o “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia” (2003 e 2006), o “Furnas Geração Musical” (Rio de Janeiro, 2006) e o “Concurso Nelson Freire” (Rio de Janeiro, 2010). Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz, Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010 e 2013), quando pôde participar de masterclasses com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman e Gilles Apap, entre outros. Em 2011, participou de uma masterclass com o violinista israelense Pinchas Zukerman, em São Paulo.

Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, entre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos, entre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni e Alex Klein. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010 e em 2011 integrou a Young Euro Orchestra.

Leonardo David e Orquestra Camerata Sesi
O maestro Leonardo David tem se destacado no cenário musical capixaba desde 2008, quando participou da fundação da Orquestra Camerata SESI, sendo esta desde então uma das orquestras de cordas mais sólidas do país. Sob sua direção artística e regência titular, a jovem orquestra já atuou em grandes produções como as óperas Suor Angelica, Il Pagliacci, Cosi fan Tutte entre outras. Entre as principais qualidades da Camerata Sesi está sua absoluta diversificação no repertório, podendo executar tanto peças eruditas quanto populares, sendo notórias suas apresentações com sucesso de público como Rockestra (com repertório de clássicos do rock) e do Dia dos Pais (com hinos de times de futebol), além de estar sempre aberta a experimentações e inovações.

camerata1

Leonardo David, regente da Camerata Sesi, desde 2011 é maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Ofes), tendo à frente desta dirigido importantes obras como o Requiem de Verdi, Carmina Burana de Carl Orff e Requiem de Mozart. Entre as orquestras já dirigidas por Leonardo David destacam-se a World Youth Orchestra, a Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Junge Philharmonie Salzburg, Orquestra Sinfônica Nacional da Bolívia, Orquestra Filarmônica Bachiana SESI – SP, Orquestra Sinfônica de Heliópolis – SP, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra de Câmara do Amazonas, entre outras. É Bacharel em Música pela FAMES, instituição onde também atuou como professor entre os anos de 2001 e 2008. Desde 2008 é aluno do renomado maestro Isaac Karabtchevsky, tendo frequentado desde então os cursos de regência da MIMO em Olinda – PE e o MusicaRiva em Riva Del Garda, na Itália.

Serviço
XXII Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins
Abertura oficial: Orquestra Camerata Sesi, com “As Quatro Estações”, de Vivaldi
Data: 17 de julho – sexta-feira
Horário: 21h
Local: Palco Principal – Centro de Domingos Martins
Entrada franca
Mais informações: www.festivaldomingosmartins.com

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*