Campanha do Desarmamento está em Cachoeiro de Itapemirim

Imprimir este Post

A população de Cachoeiro de Itapemirim pode contribuir com a Campanha Nacional do Desarmamento. Desde o dia 17 de novembro, o posto itinerante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) está na cidade para fazer o recolhimento voluntário de armas de fogo. O posto está localizado na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro, onde permanece até a próxima quinta-feira (20).

Alunos do ensino fundamental de sete escolas municipais da cidade também receberão palestras para se conscientizarem sobre os riscos de ter uma arma de fogo em casa. Quem apresenta o tema é o assessor da Sesp, Paulo Moraes.

“Esta é uma forma de mostrar a crianças e adolescentes o quanto a arma de fogo é perigosa e pode tirar vidas. A palestra tem duração de 30 minutos e, neste tempo, apresentamos notícias de acidentes fatais provocados por posse dessas armas”, explica Paulo. Ele também destaca que cerca de 500 alunos irão participar das palestras que são feitas em conjunto com a Campanha do Desarmamento no município.

Desde o início de novembro, o posto itinerante da Sesp já esteve presente em Colatina e Baixo Guandu. Até o final do ano, Afonso Cláudio, Barra de São Francisco e Montanha também contarão com o serviço.

A Campanha Nacional do Desarmamento foi criada em 2011 pelo Governo Federal e no Espírito Santo conta com o apoio da Sesp. Desde o seu lançamento, a campanha já recebeu 1.498 armas de forma voluntária, sendo 405 só neste ano. O Estado do Espírito Santo é o oitavo no ranking absoluto de recolhimento, sendo o quarto estado que mais recebe armas, considerando uma taxa de recebimento de 11,52% por 100 mil habitantes.

Como entregar uma arma
Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150 a R$ 450, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.

Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.

Confira o roteiro do posto itinerante na Campanha do Desarmamento
3ª semana de novembro
Município de Cachoeiro de Itapemirim
Data: 17 a 20 de novembro de 2014
Local: Praça Jeronimo Monteiro, ao lado da prefeitura.

4ª semana de novembro
Município de Afonso Claudio
Data: 24 a 27 de novembro de 2014
Local: Praça Aderbal Galvão, em frente à Igreja Católica- Centro.

1ª semana de dezembro
Município de Barra de São Francisco
Data: 01 a 04 de dezembro de 2014
Local: Praça em frente à Prefeitura, Centro.

2ª semana de dezembro
Município de Montanha
Data: 08 a 11 de dezembro de 2014
Local: Praça Osvaldo Lopes, Centro

Foto www.aldeiagaulesa.net

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*