Domingos Martins ganha sua primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural

Imprimir este Post

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra das Flores, localizada em Domingos Martins agora é uma área de preservação garantida por Lei, e reconhecida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) partir de sua publicação no Diário Oficial, dia 20 de julho.

A Reserva Pedra das Flores é a primeira do município de Domingos Martins e têm um hectare e sessenta e três ares. Ela fica localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual Pedra Azul, ajudando a mitigar impactos nessa região.

Atualmente existem 46 RPPNs no Espírito Santo, totalizando uma área de 4.373,61 hectares dessa categoria de Unidade de Conservação (UC). A criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural parte de um ato voluntário do proprietário e possui caráter perpétuo.

Estas reservas são instrumentos de extrema importância para a conservação de locais estratégicos como ecossistemas ameaçados, zonas de amortecimento de Unidades de Conservação e/ou mosaicos. Elas colaboram também para a constituição de Corredores Ecológicos, o aumento da conectividade da paisagem e proteção da fauna e flora. Mais informações sobre como criar uma RPPN podem ser obtidas no site www.meioambiente.es.gov.br.

Foto Fernando Tonani

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*