Grupo de policiais militares se reúne para doar sangue

Imprimir este Post

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, um grupo de policiais militares voluntários se reuniram, dia 21 de novembro, no Criobanco localizado no Hospital Santa Rita, em Vitória, para chamar a atenção da necessidade de se abastecerem os bancos de sangue do Estado.

Historicamente, a população recorre com frequência aos quartéis da Polícia Militar para solicitar doadores de sangue, pois reconhece que os policiais se colocam como voluntários para essa missão que é diária: salvar vidas.

Pensando nisso, policiais de diferentes Unidades da PM, participaram da ação como forma de lembrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A doação foi antecipada justamente para que o ato sirva de incentivo para novos voluntários.

O Capitão Volpato, que também fez parte do grupo, ressaltou que é da cultura da Instituição incentivar o policial ao voluntariado, como aconteceu nessa ação de doação de sangue.

Para a Soldado Barcellos é uma honra poder ajudar as pessoas em um gesto simples. “Entrei na PMES em 2014 e já havia doado sangue, e ao pertencer à Corporação fico ainda mais satisfeita em participar desse singelo ato”.
A coordenadora de captação do Criobanco, Ana Carolina, agradeceu a disponibilidade dos policiais e destacou a necessidade de ter voluntários em todos os dias. Ana enfatizou ainda que em média o local recebe 40 candidatos, que passam por uma triagem, e que o ideal seria a presença de 65 pessoas por dia.

Criobanco
O Criobanco fica localizado dentro do Hospital Santa Rita de Cássica, que é uma instituição filantrópica. A Unidade destina mais de 50% das bolsas de sangue doadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada bolsa de sangue pode atender até três pacientes.

Requisitos para ser doador
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, devem estar acompanhados com os responsáveis).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*