Guarda Municipal de Anchieta completou 10 anos

Imprimir este Post

A Guarda Civil Municipal de Anchieta completou exatamente 10 anos ontem, 04 de julho. Sempre atuando de forma integrada às comunidades, a instituição foi criada pela Lei Municipal nº 480/2007, sancionada pelo então prefeito Municipal Edival José Petri.  Mas apenas em 04 de julho de 2008 foi dada posse a 65 guardas civis municipais.

A atuação da Guarda Municipal é uma atividade comunitária de segurança urbana e rural, guardando e protegendo o patrimônio público municipal, e apoiando os órgãos policiais. Hoje a corporação atua com 90 agentes, todos capacitados e determinados em um trabalho sério e comprometido com a população.

A Prefeitura desde o ano passado vem investindo em novos equipamentos e cursos para deixar os guardas ainda mais preparados. Em 2017 foram adquiridos armamentos não letais, os guardas foram prontamente qualificados para manusear esses equipamentos e também para atuar no controle de distúrbio civil, além de cursos de primeiros socorros.

Para o prefeito Fabrício Petri, a guarda é uma importante instituição criada pelo município. “Eles estão sempre garantindo a nossa segurança e a conservação de nosso patrimônio. No ano passado, durante a greve da Polícia Militar, eles provaram ainda mais sua eficiência”, disse.

Com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) foram celebrados convênios de cooperação técnica para acesso ao portal SISP e a Delegacia Online, com isso, os agentes podem ter mais informações em suas apreensões. A Guarda também realizou alguns projetos, dentre eles: o ciclo de palestras nas escolas do município com temas direcionados ao público infanto-juvenil, no intuito de promover a interação com a comunidade escolar.

Os guardas municipais também estão sendo preparados com treinos de jiu-jítsu, coordenados por um agente graduado, com objetivo de melhor preparar os agentes para as atividades diárias. Os agentes realizam rondas diárias em escolas, bairros e comunidades rurais em parceria com a Polícia Militar.

Histórico da Guarda Municipal
Após nomeação de 65 agentes em 207 houve um novo concurso público para ingressar na corporação, em 2011, com  60 vagas de provimento do cargo de Guarda Municipal. No ano seguinte, 2012, a Guarda Civil Municipal adquiriu coletes balísticos, sprays de pimenta, uniformes operacionais. Foram estabelecidas parcerias com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, para acesso as plataformas de Ensino e de Consulta de Pessoas e Objetos (INFOSEG). Foi criado o Boletim Simplificado de Atendimento, importante instrumento de registros de ocorrências junto ao Boletim de Ocorrência. No mesmo ano, os agentes foram capacitados no Curso de Condutores de Veículos de Emergência, em cumprimento a exigência normativa de trânsito. Adquiriu equipamentos antitumulto.

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*