Mais atenção à saúde dos pescadores e marisqueiras de Piúma

Imprimir este Post

Na tarde de ontem (13), mais um programa da prefeitura de Piúma, através da Secretaria Municipal de Saúde, entrou em ação para melhorar a qualidade de vida dos pescadores e marisqueiras da região.

Através da implantação do programa “Saúde dos Pescadores e Marisqueiras” o município de Piúma quer atuar em ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde do trabalhador, que permitam o alcance de um atendimento prioritário, identificando suas necessidades, seu processo de adoecimento, buscando dados de morbidade e mortalidade, para assim garantir a melhoria na qualidade de vida de todos os pescadores e marisqueiras.

Na avaliação do prefeito Samuel Zuqui, o programa é de suma importância para o município visto que atualmente, encontram-se mais de 500 profissionais da pesca e marisco, sendo que 350 destes, possuem registro na Colônia de Pesca. “Essa é uma atividade econômica muito importante para o município, pois apresenta-se como geradora de novas oportunidades de emprego, nas áreas de transporte, armazenamento, transformação e venda de produtos da pesca, bem como na construção e reparação de embarcações, sendo matéria prima para o desenvolvimento do setor de artesanato municipal ”, explica o prefeito.

Marisqueiras1

Para a secretaria de Saúde, Francini Zuqui, o programa irá identificar índices epidemiológicos de morbidade, hospitalizações, mortalidade, afastamento dos trabalhadores por problemas de saúde, entre outros itens, que irão ajudar na melhoria da saúde dos trabalhadores.

“Com esse programa poderemos desenvolver um diagnóstico prévio, identificando as condições de saúde desta categoria, para que possamos atuar no tratamento”, afirmou.

Plano de ação
O programa está funcionando desde o dia 07 de julho, através do cadastramento de todos os pescadores e marisqueiras, com intuito de gerar um banco de dados estatísticos de mortalidade e morbidade dos trabalhadores. Foi fornecido ainda um cartão do SUS personalizado, colorido e com identificação profissional.

Além disso, foram distribuídos também Kit’s de Urgência para incentivar boas práticas de prevenção da saúde, os quais serão entregues a todos os pescadores e marisqueiras que possuem cadastro na colônia e um por família.

Para quem ainda não tem cadastro, pode ir até a Colônia de Pesca do Município a partir das 14h e fazer o seu cadastro.

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*