Ministro da Pesca e Aquicultura visita Piúma

Imprimir este Post

A passagem do ministro da Pesca neste último dia 09 ao Espírito Santo contou com uma visita ao município de Piúma. Acompanhado do Secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto, do deputado federal Lelo Coimbra e do diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o ministro Helder Barbalho assinou um Termo de Cooperação Técnica onde o Ifes poderá ofertar Cursos do Ensino Profissional Marítimo para aquaviários.

Na ocasião as autoridades foram recepcionadas pelo prefeito de Piúma, Samuel Zuqui, secretários municipais, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo -IFES – professor Denio Rebello Arantes, diretora-geral do campus, Cláudia da Silva Ferreira, além dos vereadores Nardelli Ferreira e Jackson Pereira.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Pesca do Ifes do Campus de Piúma, Victor Hugo Silva e Silva, o curso será voltado para a formação de aquaviários do 3º grupo, que são pescadores na categoria Pescador Profissional (POP – Nível de habilitação 2). “O objetivo é regularizar a situação de pescadores profissionais perante a autoridade marítima com a participação de nosso Instituto”, disse.

Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, atualmente o setor movimenta R$ 500 bilhões por ano e precisa ser consolidado como um objeto de desenvolvimento de oferta de emprego e renda. “Estamos à frente a partir do momento em que estamos nos qualificando e, neste ato, abrimos caminho para colaborar com a perspectiva de novos momentos para os trabalhadores”, comemorou.

ifes1
Segundo o Diretor de Portos e Costas, o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, já foram acreditadas as instituições federais do Ceará, Paraíba, Santa Leopoldina, Santa Catarina, Tocantins, Rio Grande do Norte, Fluminense, do Amazonas e do Pará. “A assinatura é um evento de grande simbolismo, uma vez que a pesca tem grande participação no produto interno bruto da cidade de Piúma”, disse.

“A assinatura vem ao encontro da grande expectativa da comunidade, para a formação de pescadores que traduz o reflexo de curto a longo prazo para a segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição hídrica também”, ressalvou.

Para Carlos Belado, que é presidente da Colônia de Pescadores Z-14, de Presidente Kennedy, é de suma importância a participação do instituto para a capacitação dos pescadores. “Muitas vezes estes trabalhadores são abordados pela Marinha por falta de habilitação para a navegação em mar aberto”, lembrou.

Anchieta ganha reforço na pesca
Com a vinda do Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, quem ganhou mais força após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica também foi a cidade de Anchieta.

O Ministro destacou a importância da pesca para a economia do Brasil e disse que tanto Anchieta, quanto Piúma saíram na frente por causa da capacitação profissional.

“O nosso esforço e a nossa determinação é fazermos enxergar ao Brasil que a oportunidade da Pesca e Aquicultura, que movimenta R$ 600 bilhões por ano, e é sete vezes maior que a bovinocultura e nove vezes maior que a avicultura precisa e deve ser consolidada como um objeto de desenvolvimento de oferta de emprego e de renda. Vocês estão à frente no momento que estão se capacitando e se qualificando”, disse o ministro em seu discurso.

O prefeito Marcus Assad destacou que Anchieta vem fazendo sua parte para fortalecer a pesca. “Nós destacamos o convênio firmado com o próprio Ministério da Pesca que garante a subvenção econômica ao preço do óleo diesel, vai ajudar os pescadores a comprar combustível com preços mais baixos”, disse o prefeito.

ifes2
O superintendente da Pesca no Espírito Santo, Rafael Valença, comentou que foi uma grande conquista para os pescadores de Anchieta o subsídio do óleo diesel.

“Esse programa é muito interessante para que a gente possa ajudar ao pescador a diminuir os custos, para que eles tenham uma vida muito melhor. Nossa proposta é estender para o Estado inteiro”.

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*