Município de Itapemirim e Polo UAB comemoram 10 anos de parceria

Imprimir este Post

A educação abre portas e oferece grandes oportunidades para o cidadão crescer, planejar e conquistar um futuro melhor. E isso é o que podemos ver quando falamos da parceria entre Itapemirim e o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nesta terça-feira (08), às 18 horas, o POLO (UAB) comemora oficial os 10 anos de união em prol do conhecimento, no auditório do Centro de Convivência do Idoso “Benedicto Ramos”, na Vila.

No Polo UAB, localizado em Itapemirim, são oferecidos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento, na modalidade de educação à distância, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (UFES) e com o Instituto de Federal do Espírito Santo (Ifes), que são as duas instituições públicas federais de ensino superior – IPES do ES.

A coordenadora do Polo UAB de Itapemirim, Silvana Batista Sales Pereira explica que por se tratar de um espaço com estrutura para formação, também atende às demandas de cursos e reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEME), Conselhos e demais secretarias do município. E destaca que ao longo de 10 anos, já foram ofertadas 871 vagas em 28 cursos entre graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento na unidade.

Atualmente, entre cursos em funcionamento estão licenciatura em Artes Visuais (UFES); licenciatura em Química (UFES); licenciatura em Biologia (UFES); licenciatura em História (UFES); licenciatura em Pedagogia (UFES); licenciatura em Filosofia (UFES); licenciatura em Informática (Ifes); especialização em Epidemiologia (UFES) e especialização em Ensino de Matemática Para o Ensino Médio (UFES).

Para se inscrever, basta acompanhar a publicação dos editais públicos de seleção no site da Ufes e do Ifes. Silvana conta que hoje a unidade localizada no município está sendo ampliada para garantir a melhor qualidade no atendimento aos estudantes existentes e para ampliar a capacidade de atendimento e oferta.

O novo prédio terá ainda espaços como: biblioteca, laboratórios de informática, artes, química e biologia, os quais também poderão ser utilizados pelos estudantes das escolas de educação básica da rede municipal.

A secretária municipal de Educação Angélica Rufino frisa que o Polo UAB no município representa a oportunidade de formação em cursos de nível superior, gratuitos que são oferecidos por instituições públicas renomadas sem que o munícipe precise se deslocar para outros locais.

POLO UAB
No Estado existem 27 Polos credenciados pelo Sistema UAB e o município de Itapemirim é notadamente um dos que mais tem investido em infraestrutura física, humana e material.

Os demais municípios que sediam Polos do Sistema UAB: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Por Gabriela Galvão

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*