Prefeitura de Guarapari inaugura câmara frigorífica para o Reciclapeixe‏

Imprimir este Post

A prefeitura de Guarapari adquiriu através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Expansão Rural (SEMAPER), uma câmara frigorífica que vai atender ao projeto Reciclapeixe. Com capacidade de carga de 7 mil kg, a câmara foi entregue dia 11 de fevereiro pelo prefeito Orly Gomes e pelo secretário de Agricultura, Afonso Rodrigues.

Ela irá aumentar o nível de armazenamento do material de reciclagem do projeto, além de evitar o descarte irregular do lixo proveniente do pescado, evitando o mau cheiro e outros problemas no local. O investimento é de aproximadamente R$ 28 mil, provenientes de recursos próprios do Município.

Durante a inauguração, o gerente geral da Farinha de Peixe Anchieta (FAPESA), Jucimar Paulo Malini, ressaltou a importância econômica e ambiental do projeto. “É muito importante que o município esteja pensando em ações de reaproveitamento do que seria lixo dentro da cidade. O projeto reduz o impacto ambiental e proporciona um ciclo contínuo de aproveitamento da matéria”, explica Jucimar.

IMG_0950

Reaproveitamento
Ainda segundo ele, todo o material é reaproveitado, inclusive a água. “A água representa 70% do material. Através de processo não químico, reutilizamos a água para irrigação do eucalipto que utilizamos nas caldeiras. É um ciclo 100% sustentável”.

A empresa, pertencente ao grupo Nutriave, é parceira da prefeitura no Projeto Reciclapeixe e utiliza tecnologia avançada para o processamento industrial de subprodutos da pesca (peixes sem interesse comercial, vísceras, cabeças, espinhas e demais restos). O processo converte a matéria prima em óleo e farinha de peixe para o reaproveitamento como alimentos para animais.

Para o prefeito Orly Gomes, o município deve estar sempre atento em buscar soluções dentro dos problemas. “O lixo do pescado era jogado próximo ao canal e gerava um grande problema ambiental e de saúde. O município tem que estar atento a essas situações e buscar reverter o problema em soluções inteligentes. São oportunidades que devemos explorar”, disse.

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

1 comentário

  1. Iasmina Tristão

    Muito bacana essa divulgação das atitudes sustentáveis em Guarapari,temos que divulgar o que é bom também!!Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*