Prefeitura de Viana inova para homens cuidarem da saúde

Imprimir este Post

As Unidades de Saúde de Viana estão abusando da criatividade para atrair os homens às ações da Campanha Agosto Azul. Roda de conversa, café da manhã, camisas personalizadas e funcionamento das unidades aos sábados são algumas das iniciativas, que juntas aos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes rápidos, consulta médica, compõem a programação que vai até 31 de agosto.

Em Nova Bethânia e Vila Bethânia, as unidades vão abrir no próximo sábado (22), exclusivamente, para atender o público masculino. E será com um café da manhã que a equipe de Nova Bethânia vai recepcionar os homens que forem ao local buscar algum dos atendimentos que serão oferecidos até ao meio-dia.

Já na unidade de Vila Bethânia, o funcionamento será das 8h às 16 horas e também vai começar com um café da manhã. Mas, uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde do homem e os principais exames que devem ser feitos a partir dos 35 anos pretende reunir amigos, vizinhos e outros homens dos 348 que moram no bairro e estão nessa faixa etária.

“Essa conversa é para saber o que eles absorveram na palestra sobre esse assunto”, comentou a enfermeira Cássia Maria Ribeiro Schwambach Ceccato, uma das 20 pessoas que vão compor a equipe de trabalho no sábado.

A programação em Vila Bethânia conta, ainda, com vacinação contra influenza, aferição de pressão arterial, glicemia, palestra, avaliação bucal e consulta médica. Na sexta-feira (21), a unidade de saúde de Ipanema realiza a campanha com as seguintes ações: aferição de pressão arterial; glicemia; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O atendimento será da 8h às 12 horas.

O Agosto Azul é uma campanha nacional criada para chamar a atenção dos homens da necessidade de cuidarem da saúde, focando na prevenção. Para isso, durante todo este mês as unidades de saúde de Viana estão promovendo ações voltadas para o sexo masculino com vários serviços de promoção de saúde.

Por Geiza Ardiçon

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*