Produção orgânica do ES atrai a atenção do Governo do Chile

Imprimir este Post

Uma comitiva do Chile está no Espírito Santo para conhecer as experiências de produção orgânica e agroecológica capixaba. Eles foram recepcionados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A comitiva é formada por produtores rurais e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Indep), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura do Chile.

“Eles vieram conhecer nossa iniciativa da agricultura sustentável. É importante esse intercâmbio porque o Chile, em termos de agricultura, é um dos países mais desenvolvidos da América Latina. Esse intercâmbio é muito interessante porque podemos, inclusive, pactuar um termo de cooperação técnica entre o Governo do Espírito Santo e o do Chile”, disse Lúcio Herzog De Muner, diretor-técnico do Incaper.

A comitiva foi recepcionada na sede do Incaper em Vitória. Na reunião, representantes do Instituto e também do Indep apresentaram as instituições e as potencialidades agrícolas de cada região. Nesta terça-feira (18), eles fazem uma visita às Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) para conhecer um dos canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Na programação, há visitas a propriedades rurais de cultivo orgânico em Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá, e a uma feira orgânica.

“Nós esperamos conhecer a instituição, profissionais dedicados e impregnados com este espírito e conhecer aplicações práticas. No Chile não podemos ter café, não podemos ter o cultivo de algumas frutas que vocês têm aqui. Mas a forma de fazer é o que esperamos ver, para podermos adaptar à nossa realidade, às nossas culturas”, disse o chileno José Isaias Orellina Rejes, chefe do Indep.

“A proposta é fazer um intercâmbio sobre a mudança do sistema de produção tradicional para o sistema agroecológico. O Espírito Santo possui uma diversidade de clima muito grande, diversidade de produção, e é cada vez mais referência na produção de alimentos saudáveis”, finalizou César Pereira Teixeira, pesquisador do Incaper.

Fonte Incaper
Foto Assessoria de Comunicação/Incaper

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*