Projeto “Alfabetização Agora” melhora a aprendizagem nas escolas municipais de Guaçuí

Imprimir este Post

Alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental das escolas municipais de Guaçuí que há poucos meses tinham muitas dificuldades para ler agora começam a conhecer melhor o mundo por meio da leitura, graças ao projeto Alfabetização Agora.

A partir do diagnóstico realizado entre os alunos, a Secretaria Municipal de Educação constatou que 167 estudantes – 20% do total de matriculados nestas séries em 2014 – não conseguiam ler com facilidade.

O projeto emergencial foi pensado para apresentar resultados em um período de seis meses e a partir de maio o Alfabetização Agora teve início. “Mas o retorno dos alunos foi tão bom, tão além do que esperávamos, que após quatro meses em funcionamento 60% das crianças atendidas já estavam lendo com muito mais desenvoltura”, comemora a secretária municipal de Educação, Márcia Couzi.

A metodologia utilizada atende as diversidades e momentos de aprendizagem dos alunos. Os professores especializados em alfabetização trabalham com esses estudantes de modo a enfatizar o processo de leitura e escrita.

Participam das atividades sete unidades de ensino fundamental da rede municipal de Guaçuí: escolas São Geraldo, Anísio Teixeira, Isaura Marques da Silva, Eugênio de Souza Paixão, José Antonio de Carvalho, Professora Guiomar Soares Azevedo e Deocleciano de Oliveira.

“A leitura é um passaporte para que o indivíduo caminhe em seu crescimento como cidadão consciente. Sem saber ler, não há como avançar. Por isso, é necessário que todos os esforços sejam envidados pelos sistemas educacionais para garantir a aprendizagem da leitura”, destaca Márcia Couzi.

Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/ Luiz Ferreira

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*