Saiba como funciona o Serviço de Nutrição em Guaçuí

Imprimir este Post

Proporcionar saúde por meio da alimentação com os nutrientes adequados é o papel do Serviço de Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde. Em Guaçuí a equipe é composta por sete profissionais que disponibilizam por mês um total de aproximadamente 840 consultas.

“Na atenção primária à saúde, o nutricionista atua na reeducação alimentar para um estilo de vida mais saudável, o que implica na prevenção de diversas doenças. Também auxiliamos no tratamento das patologias, com planos alimentares personalizados, ou seja, de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Além disso, acompanhamos e orientamos as dietas, especialmente de pacientes com necessidade alimentar complementar, em uso de alimentação por via enteral (com sonda) e que se encontram em domicílio, acamados ou não”, explica a coordenadora da equipe de Nutrição da prefeitura de Guaçuí, Grazielle Mapeli.

São realizados também atendimentos clínicos para pacientes com doenças como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, obesidade, desnutrição, problemas gastrointestinais, renais e cardíacos, para público de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. As gestantes também fazem parte dos grupos atendidos pela equipe de Nutrição. As profissionais são responsáveis por avaliar a cada seis meses o estado nutricional de cerca de duas mil famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família.

Outra incumbência do Serviço de Nutrição é a atualização do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), por meio do cadastro de usuários (crianças, adultos e idosos) com seus dados pessoais, antropométricos e de consumo alimentar. Com este sistema é feito acompanhamento nutricional de hipertensos, diabéticos, obesos, desnutridos e gestantes. Os dados são enviados para o governo federal.

As nutricionistas que atuam no serviço municipal também participam da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que tem como objetivo qualificar as ações de promoção ao aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos.

As profissionais de nutrição realizam ainda atividades relacionadas à Vigilância Sanitária. O objetivo do trabalho é a segurança nutricional e a qualidade dos alimentos. Por isso, a nutricionista participa de visitas com a equipe da Vigilância nos estabelecimentos do município onde estas ações são necessárias.

O Serviço de Nutrição disponibiliza ainda atendimento clínico para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) sempre que solicitado pelo médico da entidade, bem como atendimento aos membros do grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver”. “Recentemente uma profissional de Nutrição realizou trabalho de orientação para equipes de cozinha da Casa Lar e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, acrescenta Grazielle Mapeli.

Onde procurar o serviço de nutrição em Guaçuí
Nas dez unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de acordo com a agenda de do profissional, com consultas marcadas previamente.

Fonte Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*