Guaçuí: saúde realizará campanha “Novembro Azul” na próxima semana

Imprimir este Post

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, realizará evento alusivo à campanha “Novembro Azul”, para conscientizar e valorizar os cuidados com a saúde do homem.

As atividades estão programadas para o dia 1º de novembro, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Saúde de Guaçuí, onde funciona o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), na avenida Espírito Santo, Centro, próximo à escola Deocleciano de Oliveira. Também serão montadas tendas em frente à sede da Secretaria de Saúde.

No local serão ofertados serviços clínicos especializados e voltados para a saúde do homem, além de palestras instrutivas.

“O evento, proposto pelo Ministério da Saúde para todo o país, se destina aos homens, com intuito de promover os cuidados com a saúde e, consequentemente, a detecção e a prevenção de doenças. É importante frisar que haverá uma cota limitada de exames destinados ao diagnóstico de alterações da próstata. O material coletado será destinado à análise em laboratório especializado. O resultado ficará pronto alguns dias depois e os casos que apresentarem alteração serão encaminhados para avaliação e tratamento no Hospital Evangélico”, explica a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e que faz parte da equipe de organização do evento, Mayara Aguiar.

Mas para fazer a coleta de material para exame de PSA, os pacientes devem seguir algumas orientações dias antes (confira abaixo). “E mesmo aqueles homens que não estão aptos para a realização do exame devem comparecer no dia da ação, procurar a equipe especializada para orientar-se e agendar exame para outro dia. Os demais serviços e as palestras serão oferecidos sem limitação de vagas”, destaca Mayara Aguiar.

Veja quais serão os serviços oferecidos
– Aferição de pressão arterial
– Medição de glicose
– Medição de circunferência abdominal
– Coleta de exames de PSA (exame para diagnóstico de alterações na próstata)
– Triagem odontológica
– Orientações sobre a participação do homem no pré-natal da mulher e sobre planejamento familiar

Temas das Palestras (serão realizadas entre 9h e 11h da manhã)
– Álcool e drogas
– Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
– Gestão do estresse
– Orientações sobre saúde auditiva
– Ergonomia
– Orientações sobre alimentação saudável

Orientações e preparo para o exame de PSA
O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática e a medida de sua dosagem é realizada por meio de uma simples coleta de sangue.

Há vários fatores que podem aumentar os níveis de PSA do paciente. Por isso, para que a coleta seja feita de modo adequado, ele deve seguir um preparo nos dias que antecedem a coleta. Confira:

– Na campanha “Novembro Azul” o paciente atendido deve ter idade entre 50 anos (ou 45, se tiver pré-disposição familiar) e 75 anos;

E três dias antes seguir estas orientações:
– Não praticar atividades físicas como: andar de bicicleta, bicicleta ergométrica ou a cavalo, assim como qualquer outra atividade que possa causar impacto na região testicular
– Não andar de moto
– Não praticar relações sexuais ou masturbação (ejaculação)
– Não realizar toque retal ou ultrassom retal
– Não usar supositório
– Para fazer o exame de PSA, o paciente não pode feito biópsia da próstata menos de um mês antes.

Por Superintendência de Imprensa Oficial/Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*