Trilhas ecológicas marcam Dia da Biodiversidade na sexta (22) em Viana

Imprimir este Post

Com o objetivo de aumentar a conscientização da população vianense para a importância da diversidade biológica e para a necessidade da proteção da biodiversidade em toda a cidade, um grupo de alunos fará uma visita ecológica na Fazenda de Jucuruaba, na próxima sexta (22).

Neste dia, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, comemora o Dia da Biodiversidade em Viana.

O evento vai debater o tema ‘Preservação da biodiversidade’ com as seguintes atividades: palestras de sensibilização e visita ecológica de alunos da escola municipal ‘Washington Martins Filho’, na Fazenda Jucuruaba, onde participam de trilha ecológica.

A programação será realizada pela manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, às 14 horas. “O Dia da Biodiversidade é uma oportunidade de nos levar a refletir sobre nossas responsabilidades e discutir os reflexos da perda das espécies animais e vegetais no município”, comentou o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Henrique Casamata.

A Biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida encontradas na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos, por exemplo) e é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

“Além disso, a biodiversidade é fonte de imenso potencial econômico por ser a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e também a base da indústria da biotecnologia, ou seja, da fabricação de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormônios, sementes agrícolas”, explicou a subsecretária de Meio Ambiente de Viana, Giselle Cypreste Guimarães.

O dia 22 de maio foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade.

Confira a programação
Tema: ‘PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE’
Sexta-feira (22)
Visita Ecológica 1
Horário: 08 horas
Local: Fazenda Jucuruaba (Incaper)
Público Alvo: Alunos de ensino fundamental da escola EMEF Washington Martins Filho
Atividades Programadas: Palestra sobre biodiversidade; Trilha ecológica.

Visita Ecológica 2
Horário: 14 horas
Local: Fazenda Jucuruaba (Incaper)
Público Alvo: Alunos de ensino fundamental da escola EMEF Washington Martins Filho
Atividades Programadas: Palestra sobre biodiversidade; Trilha ecológica.

Por Júlio Palassi

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*