Viana: alunos aprendem sobre alimentação saudável com horta na escola

Imprimir este Post

Plantar, cuidar, colher e comer: Essa é a filosofia do projeto Guardiões da Natureza desenvolvido pelos professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Mercher Helmer, em Industrial.

O projeto criado no início de 2015 visa proporcionar aos alunos da escola a vivência e o contato direto com o meio ambiente através da horta instalada no canteiro da instituição.

A iniciativa conta com apoio da comunidade, pais dos alunos e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (INCAPER), que ministra palestras para os alunos e professores sobre os cuidados necessários com solo, plantio e adubação. “O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta”, explica a Diretora do CMEI, Nerli Teixeira.

horta1

horta2

horta3

Os alunos participam diariamente de todos os processos desde preparação do solo para receber as sementes e mudas até a etapa da colheita dos legumes e verduras ali plantados. Tudo que é colhido é utilizado na preparação da merenda fornecida aos alunos do CMEI. No canteiro é possível colher alface, couve, repolho, tomate, cebolinha, abóbora entre outros legumes que enriquecem o cardápio dos alunos. “Estamos ampliando nossa horta, para que futuramente seja possível plantar outras verduras e legumes, incentivando entre os alunos o consumo de alimentos naturais”, comenta a diretora.

Mikaelly Piffel Ribeiro de cinco anos, é uma alunas que participa do projeto, conta o que mudou na alimentação depois que começou a participar do guardiões da natureza.” Antes não comia verdura, mas agora sei que é bom para saúde então como todo os dias em casa e na escola”, disse sorridente.

O projeto que desenvolvendo valores ambientais e a importância de bons hábitos alimentares e deu tão certo que foi um dos selecionados ao Prêmio Inoves 2015, na categoria práticas transformadoras, aguardando parecer da segunda etapa.

Ações sustentáveis
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico é essencial. Buscando levar para seus alunos valores de conceitos dessa temática, o corpo docente do CME,I juntamente com pedagogos, tem desenvolvido inúmeros trabalhos e ações com essa finalidade.

No mês de agosto, a escola promoveu a “Caminhada Ecológica”, que contou com participação dos pais dos alunos e a comunidade de Industrial. Na oportunidade os alunos saíram às ruas do bairro com faixas e cartazes com mensagem de alerta para a população sobre os cuidados com meio ambiente, consumo consciente de água e coleta de lixo. “É importante inserir as crianças nessas discussões, pois o respeito e cuidado com meio ambiente deve ser ensinado nas primeiras fases da vida”, garante a diretora.

A diretora adianta que próximo projeto que será desenvolvido no CMEI é a oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Durante as aulas os estudantes serão orientados sobre reutilização de lixo reciclável criando brinquedos e instrumentos musicais a partir de garrafas pet, tampas plásticas, latas, cabos de vassoura, jornais, revistas, sementes, rolos de papel higiênico, caixas de papelão entre outros.

Fotos e texto: Vinícius Nascimento

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*