VIII Encontro Intermunicipal das Regiões Sul, Caparaó, Serrana e Sul Praiana

Imprimir este Post

No último dia 17, a Prefeitura de Piúma realizou através da Secretaria de Assistência Municipal, o VIII Encontro Intermunicipal das Regiões Sul, Caparaó, Serrana e Sul Praiana.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Samuel Zuqui, a Secretária de Assistência Social, Valquíria Silva e demais secretários municipais, além da equipe de Gerência de Medida Socioeducativa em Meio Aberto representada pela Coordenadora, Técnicos e Assistentes Sociais, bem como o Subtenente da Polícia Militar de Piúma e representantes de diversos municípios.

O assunto central apresentado pelo IASES (Instituo de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo) foi a discussão referente à aplicação das medidas Socioeducativas em indivíduos infanto-juvenis (adolescentes, ou seja, maiores de doze e menores de dezoito anos) que incidirem na prática de atos infracionais (crime ou contravenção penal).

Aplicadas pelo Juiz, as medidas socioeducativas tem natureza pedagógica e inibem a prática de delitos além de promover a ressocialização do indivíduo. O acompanhamento da Medida socioeducativa é de competência do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e, tem por finalidade prover atenção orientação aos adolescentes e jovens em cumprimento da medida contribuindo com o acesso a direitos e novo sentido de valores na vida pessoal e social desses indivíduos.

O prefeito municipal aprovou a iniciativa da Secretaria: “É muito importante contar com o apoio de profissionais que vão transmitir a forma de atuar com relação às medidas socioeducativas em meio aberto relacionadas às crianças e adolescentes da nossa cidade”, mencionou.

A Secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, comentou sobre a necessidade da redução do envolvimento de menores com o crime: “Precisamos atuar como rede, dividindo as responsabilidades, pois buscamos um objetivo comum que é a redução do envolvimento de menores com o crime e nós, da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos colocamos a disposição com todas as nossas equipes, para promover cidadania a esses meninos e meninas”, enfatizou a secretária.

Por Cláudia Carvalho

Jornalista e publicitária. Diretora Presidente dos jornais Hora Aghá e Correio Regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*